A importância da manutenção preventiva em elevadores

A importância da manutenção preventiva em elevadores

A importância da manutenção preventiva em elevadores

Saiba a importância da manutenção preventiva em elevadores e mantenha seu ambiente em segurança! Todos nós já ouvimos falar em história de pessoas “presas no elevador”. Você e seu amigo estão em um elevador quando, de repente, o elevador para de funcionar e ambos se encontram presos em um cenário de puro terror. Mas a maioria dos problemas com os elevadores não termina com as pessoas presas nele. 

Na verdade o seu elevador pode estar com problemas agora que você provavelmente não conhece! E mesmo que tenha conhecimento, pode não ter visibilidade total a esses problemas. A maior parte dos problemas com elevadores são pequenos, mas que podem se tornar grandes rapidamente. 

Importância da manutenção preventiva em elevadores

Hoje, vamos dar uma olhada em dicas simples de manutenção preventiva para os elevadores, as quais são projetadas por gerentes e proprietários de edifícios, os quais vão ajudar a manter o seu elevador em ótima forma e aumentar a visibilidade sobre os possíveis problemas. 

Mesmo que essas tarefas pareçam pequenas, é importante lembrar que qualquer problema com elevadores é urgente, ainda mais quando diz respeito a sua principal função. 

É altamente recomendado que qualquer pessoa com elevadores execute essas tarefas abaixo juntamente com um profissional para a programação da manutenção manualmente. 

8 dicas de manutenção preventiva para os elevadores

Saiba entrar em contato com os profissionais e obter a segurança do condomínio com os elevadores.

1. Registre os reparos

Ter um registro atualizado de todos os eventos de concerto que realizou em seus elevadores pode te ajudar a identificar os pontos fracos no funcionamento de seu elevado, já que com esses dados é mais fácil obter a confiabilidade e economizar dinheiro. Você pode usar este registro para identificar os pontos fracos que podem ser consertados imediatamente, como problemas de superlotação ou de energia. 

Outro benefício de ter um registro de reparos é que você pode entregá-lo a outra empresa de reparos (caso faça uma mudança), a fim de deixá-los atualizados sobre o funcionamento da máquina. 

2. Faça uma inspeção diária

Não é preciso fazer nada muito complexo. Na verdade, sugerimos que você deixe a maior parte da manutenção aos profissionais. Basta verificar se não há nenhum dano interno ou se todos os botões estão funcionando corretamente. Essas simples inspeções podem salvar vidas. 

3. Verifique regularmente as portas dos elevadores

A maioria das manutenções de emergência dos elevadores são por conta das portas de elevadores. Por isso que é preciso verificar periodicamente as portas, garantindo que estejam corretamente alinhadas e que os detritos estejam longe do forro da porta, essas simples verificações pode manter o seu elevador funcionando sem problemas. 

Caso note qualquer desalinhamento na porta, ligue para um profissional para realizar a manutenção.

4. Não limpe até aprender como 

É fundamental que você não limpe o elevador antes de ligar para a empresa que vai realizar os reparos. Alguns produtos podem não só danificar o interior do seu elevador, como também podem corroer os mecanismos internos do elevador, podendo danificar as peças mais sensíveis. 

A empresa contratada para a manutenção vai te auxiliar a fazer a limpeza do modo correto, sem que nenhum componente seja danificado. Após compreender qual a maneira certa de fazer a limpeza, fique a vontade para limpar quando achar que for necessário. 

5. Antes de agir, ligue para uma empresa de reparos

Esteja você se preparando para um teste de incêndio ou um cano acabou de quebrar e a água vazou abaixo do elevador, sempre entre em contato com a sua empresa de reparos antes de tomar qualquer atitude. 

No caso dos testes de incêndio, é preciso garantir que o limite de peso não seja violado. Já o vazamento de água por um cano pode causar muito mais danos do que você pode imaginar. A nossa dica é: entre em contato com a empresa de reparos sempre que não souber o que fazer. 

Isso vai evitar que pessoas se machuquem, além de não ter gastos maiores para o conserto. As contas de conserto podem, muitas vezes, serem evitadas. 

6. Registre os problemas

Ter um registro de problemas é uma maneira fantástica de identificar problemas desconhecidos. Se você estiver ouvindo ruídos estranhos, o elevador está transitando lentamente ou mais rápido, todas essas informações podem ajudar a empresa de reparos a identificar os problemas e os concertar, evitando algo maior. 

7. Não faça mudanças aleatórias em seu elevador

Antes de decidir mudar o acabamento do seu elevador ou substituir um botão casualmente, pare! Ao invés disso, ligue para a empresa de consertos e se certifique de que você não está fazendo nada que danifique-o. Os profissionais vão sempre te auxiliar com todas as alterações que deseja realizar. 

8. Contrate profissionais

Finalmente, é de extrema importância que você ligue para uma empresa com profissionais capacitados sempre que encontrar um problema no elevador. Como parte do contrato, você sempre vai ter um cronograma em mãos para saber quando a manutenção preventiva vai ser realizada.

Posts recentes

Simule seu Investimento