O momento atual é muito propício para pegar um financiamento imobiliário e realizar o sonho da casa própria. No entanto, pode ser que seja melhor para você morar em outra cidade. Por exemplo, você já parou para pensar nas vantagens de morar no interior?
Atualmente, a taxa Selic apresenta o menor valor da História. Além disso, com os investimentos de Renda Fixa com baixa remuneração e com a Bolsa de Valores em cenário de instabilidade, o investimento em imóveis se tornou mais vantajoso e desejável.
Por isso, o momento é excelente para comprar uma casa. Pode ser também o momento ideal para sair da capital ou de uma cidade do litoral e ir morar no interior.
Quer saber por quê? Então veja a nossa lista com 5 vantagens de morar no interior!
5 principais vantagens de morar no interior
1. Boa qualidade de vida
O primeiro fato é bem simples de entender: morar no interior gera maior qualidade de vida. Basta ver o resultado do ranking de IDH do Brasil por cidade: não só elas dominam o Top 10, como são maioria quase que absoluta no Top 20 também.
Existem muitos motivos que explicam isso (e alguns deles serão citados aqui). No entanto, podemos resumir a questão a uma equação que leva em conta uma vida mais tranquila, mais segura e com melhores condições financeiras do que na capital.
Para quem quer constituir família e criar os filhos, morar no interior é uma excelente opção.
2. Mais interação social
Um dos benefícios de morar no interior é o clima de cidade pequena onde todo mundo se conhece. Claro que tem muita gente que não gosta disso, mas no geral a experiência é positiva.
Não só as interações sociais deixam a vida mais divertida, como ajudam a dar razão para as coisas. Afinal, qual o objetivo de uma vida sem amigos?
3. Menos poluição de todos os tipos
Morar em grandes capitais, especialmente as mega-metrópoles como São Paulo, é conviver com uma quantidade enorme de poluição, ainda que não percebamos. Além da fumaça dos carros e das fábricas, as grandes cidades ainda contam com uma enorme quantidade de poluição sonora e visual (outdoors e outros anúncios).
Nas cidades de interior, entretanto, esse tipo de situação é mais controlada, seja por não haver a necessidade, seja por ter leis contra essas ações. Por causa disso, há ganhos de saúde física e mental.
4. Custo de vida menor
Normalmente, o custo de vida em uma cidade do interior é menor do que em uma cidade de capital. Isso acontece por causa da relação oferta e demanda e pela proximidade com as produções alimentícias.
Afinal, as plantações de verduras, legumes, frutas e outros alimentos costumam acontecer no interior. Assim, o preço de transporte delas é menor para as cidades próximas do que para as capitais. Além disso, a demanda lá é menor e, portanto, o preço cai.
Para completar, o preço das casas também é menor. Um imóvel que custe R$300.000,00 em uma cidade do interior é vendido por muito, muito mais do que isso na capital. Portanto, o financiamento imobiliário tende a ser mais leve e mais vantajoso para o consumidor.
Dessa forma, fica mais fácil para a pessoa ter um patrimônio, o que abre uma série de vantagens financeiras importantes. Por exemplo, ter um apartamento ou casa em seu nome permite pegar um crédito com garantia de imóvel no mercado.
O empréstimo com garantia de imóvel (ou home equity) é uma modalidade de crédito que usa um imóvel como garantia pelo pagamento, caso algo dê errado. Por causa disso, é a modalidade com os menores juros do mercado, sem a menor chance para os outros tipos.
Ao comprar um imóvel no interior, fica mais fácil ter acesso a esse tipo de crédito, que pode ser usado para praticamente qualquer coisa, como viajar, empreender, compra outro imóvel e por aí vai.
5. Mais segurança
Por fim, vale mencionar que morar no interior tende a ser mais seguro do que na capital. Pelo menos é o que garante o Atlas da Violência. O documento, que faz um levantamento da quantidade de homicídios no país, comprovou que 14 das cidades mais seguras do país estão no interior. Não é difícil explicar a maior segurança: há menos gente, menos atividades perigosas, maior controle da polícia e maior conhecimento de todos envolvidos. Tudo isso diminui o crime.
E aí, viu só quantas vantagens em morar no interior? Vai dizer que você não ficou com vontade de pelo menos conhecer uma dessas cidades? Comente abaixo qual o município do interior você gostaria de morar!