O que é um flat?

O que é um flat?

O que é um flat

Ao decidir adquirir seu próprio imóvel, é comum surgirem diversas dúvidas, sendo a principal delas o tipo mais adequado para você e seu estilo de vida. Assim que você opta por um apartamento, novos desdobramentos acontecem visto que estão disponíveis hoje no mercado diversos tipos, como cobertura, flat, apartamento comum, studio, entre outros. 

O flat está em ascensão, visto que as pessoas estão cada vez mais ocupadas e não dispõem de tempo disponível para cuidar de um imóvel comum. Ele é muito recomendado pela imobiliária para pessoas que moram sozinhas ou até mesmo executivos, sendo uma ótima opção de escolha. Contudo, muitos ainda não sabem o que de fato é um flat e por isso, no post de hoje vamos falar tudo sobre esse tipo de imóvel. Vamos lá?

 

O que é um flat?

Conhecido também como apart-hotel, o flat é um imóvel pouco maior que um quarto de hotel, que disponibiliza aos moradores serviços comuns em hotéis, como limpeza diária, refeições, lavanderia, manobrista. Eles são cobrados como uma taxa de condomínio, mas você faz o pagamento apenas do que escolher usar. Além disso, existem ainda flats que oferecem serviços diferenciados, como personal trainer, massagem, etc. 

Eles são menos formais e promovem maior autonomia para seus proprietários, sendo ideal para aqueles que buscam mais praticidade no dia a dia. Então, em resumo, o flat é um apartamento relativamente menor que o padrão e conta com uma administração hoteleira. 

 

Qual a diferença entre flat e apartamento?

Um apartamento comum geralmente possui mais espaço, mas não dispõe dos serviços hoteleiros oferecidos pelo flat. Além disso, a área de lazer dos apartamentos geralmente costuma ser limitada. Por outro lado, em um flat, o morador tem acesso à academia, sauna, piscina, salão de jogos, etc. 

Então, para escolher a melhor opção, o ideal é compreender suas necessidades e estilo de vida. Ou seja, se você tem mais tempo para cuidar da casa, prefere um espaço maior e deseja criar raízes, o ideal é adquirir um apartamento. Caso contrário, o flat será a melhor opção. 

 

Qual o perfil do proprietário?

O apartamento flat é recomendado, como falamos, para pessoas que moram sozinhas ou executivos, que geralmente não possuem tempo para cuidar de um imóvel comum, como apartamento ou casa. Pelo fato do flat possuir serviços cômodos, como os de hotel, eles ajudam seus proprietários a economizar tempo e dinheiro, visto que não precisam contratar pessoas para realizar essas tarefas. 

Além disso, eles são ideais para investidores, visto que é possível disponibilizar para locação ou venda a fim de garantir renda extra. Por fim, uma das grandes vantagens dos flats é que você paga apenas pelo serviço que utilizar, como restaurante, limpeza, manobrista, etc.

 

Como funciona?

Quando você se torna proprietário do flat você pode morar, alugar ou vender. Além disso, é possível disponibilizar seu imóvel para fazer parte do sistema de administração hoteleira, que é chamada de pool, ou até mesmo administrar por conta própria. Quando se opta pela primeira opção, a parte burocrática reduz significativamente, deixando o proprietário livre de certas preocupações, como gestão comercial busca por hóspedes, etc. Inclusive, a manutenção do flat também fica por conta da administração hoteleira. 

Por fim, ainda é possível ter maior retorno quando comparado a um aluguel residencial, visto que os flats são regidos pelas normas hoteleiras. 

Portanto, agora que você entendeu o que é um flat e como ele funciona, já pode decidir se essa é a melhor opção para você. Lembre-se de explicar para a imobiliária qual é o seu estilo de vida e suas necessidades, pois assim ela será capaz de encontrar o imóvel ideal. 

Posts recentes

Simule seu Investimento