Como escolher uma mesa de jantar para minha casa?

Como escolher uma mesa de jantar para minha casa?

Como escolher uma mesa de jantar para minha casa

A mesa de jantar tem um papel muito importante em uma casa. Afinal, é ali que você realiza seus encontros com família, amigos, tira um tempo para si mesmo e aproveita refeições cheias de sabor e sentimentos. Então, para que esses momentos sejam ainda mais especiais, ter uma mesa de jantar adequada é essencial. Por mais que tenha disponível diversos modelos no mercado, é muito comum ficar em dúvida. Afinal, cada tipo de mesa possui características específicas e pode se adaptar ou não ao ambiente em que é colocada. Sendo assim, para te ajudar, criamos o post de hoje para que você consiga escolher sua mesa de jantar, seja para seu novo imóvel ou reformulação do atual.

1. Avalie o espaço

Se você está procurando uma nova casa ou apartamento junto à imobiliária, são diversos itens que precisam ser observados, como por exemplo as medidas do espaço. Isso porque, caso contrário, é muito provável que você compre uma mesa muito grande ou muito pequena e que fique desproporcional no ambiente. Por estarem vazios, os cômodos de um imóvel podem parecer maiores ou menores do que realmente são, e quando você inclui seus pertences, entende qual é o espaço real.

Portanto, assim que escolher a casa ou apartamento já tire as medidas para então escolher a mesa mais adequada para sua sala de jantar.

2. Entenda seu orçamento

Por mais que nosso post seja para te ajudar a escolher uma mesa de jantar, é preciso que você tenha em mente a real necessidade. Em muitos casos, trocar apenas as cadeiras já pode repaginar todo o espaço, e você ainda economiza. Portanto, avalie o orçamento disponível e estipule um teto de gastos. Assim, você garante que não irá extrapolar os custos e ainda pode fazer um jantar de comemoração bem bacana para a família.

3. Escolha o formato da mesa

Se você já mediu o espaço e criou um planejamento de gastos, está na hora de avaliar qual é o formato mais adequado para o ambiente. Isso porque, cada um deles possui características indicadas para cada espaço. Veja só:

  • Retangular: Esse é o modelo mais comum e usado hoje em dia, sendo o formato mais indicado para acomodar mais de quatro pessoas. Contudo, ela irá funcionar melhor se o seu espaço também tiver esse formato.
  • Redonda: A mesa redonda é ideal para espaços compactos ou com formato quadrado. Isso porque, ela cria um ambiente mais aconchegante, visto que aproxima as pessoas, sendo ideal para grupos pequenos, de até 6 indivíduos. Se for muito grande, a mesa redonda acaba dificultando essa proximidade e também no momento de servir.
  • Oval: A mesa oval é bastante parecida com a mesa retangular, mas acaba ocupando menos espaço devido aos cantos arredondados. Assim como no modelo redondo, aqui também é mais fácil incluir uma cadeira a mais quando necessário.
  • Quadrada: A mesa quadrada é realmente linda, sendo uma tendência dos dias atuais. Ela chega a comportar até oito pessoas, mas só funciona bem em ambientes mais amplos. Se esse não é o seu caso, para quatro pessoas é melhor apostar em uma mesa redonda.

4. Escolha o design

Você deve escolher o design da mesa levando em consideração o design das cadeiras. O ideal é colocar uma do lado da outra antes de realizar a compra para ter certeza que a combinação será harmônica.

Uma boa dica é deixar o famoso conjuntinho de lado, apostando em modelos diferentes de cadeira de jantar, sendo que um deles deve ser com braços. Isso porque, você pode levar as cadeiras para a sala de estar o posicionadas em frente ao sofá, criando assim um espaço aconchegante e charmoso para bater papo com os amigos e família.

Além disso, avalie toda a decoração, observando o estilo que você deseja para sua sala de jantar. Por exemplo, se gosta de uma decoração mais moderna, opte por uma mesa minimalista.

5. Conforto

A última dica é para que você escolha mesas e cadeiras bonitas, mas que também sejam confortáveis para que você e seus convidados aproveitem ao máximo seus momentos. Verifique a altura dos assentos para que os joelhos não batam no tampo da mesa ou para que ninguém fique com o tempo muito alto. O mais recomendado é a média de 45 centímetros de altura para o assento e 75 centímetros de altura para o tempo.

Além disso, certifique-se de que ninguém será incomodado pelos pés da mesa. Em cômodos menores, uma mesa com pé central é mais confortável do que modelos com 4 apoios.

Então, agora que você sabe tudo sobre mesa de jantar, já pode seguir nossas dicas para escolher a mais adequada para seu espaço. Lembre-se que além do formato, também é preciso avaliar a decoração do restante do imóvel para que sua mesa converse com todos os itens. Com todas essas dicas você será capaz de encontrar a mesa perfeita sem estresse.

Posts recentes

Simule seu Investimento