Quem não quer realizar o sonho da casa própria? Quando queremos realizar esse sonho começamos a ver as possibilidades e as opções disponíveis para podermos fazer a escolha certa.
Entre elas, a opção de reformar uma casa antiga é bem recorrente. Afinal, uma construção antiga é mais barata? Vale a pena fazer a reforma desses imóveis? Quais são as vantagens e as desvantagens?
Se está com essa opção em mente, este conteúdo é diretamente para você. Fique ligado!
Vantagens de reformar uma casa antiga
Realmente, uma das principais vantagens de comprar um imóvel antigo para reformar é o valor dele, essas casas costumam custar bem menos que uma nova, por isso, a primeira vantagem é o custo-benefício.
E como é uma construção mais antiga, sempre tem a possibilidade de negociar um valor ainda mais baixo, basta conversar com a imobiliária ou até o proprietário. Assim, o dinheiro economizado vai para a reforma.
Com a ajuda de bons engenheiros, e profissionais da área de decoração e paisagismo você poderá ter a casa dos seus sonhos. Além disso, a casa poderá ser personalizada para atender não apenas os gostos da família, mas também as necessidades.
Você também vai poder aproveitar os elementos antigos que já estavam no local e acrescentar novos detalhes, mais modernos, que podem deixar com um estilo vintage e uma decoração maravilhosa. Isso será graças à compra do imóvel antigo. Além de poder aproveitar muito do espaço observando atentamente as plantas de construções mais antigas.
Desvantagens de reformar uma casa antiga
Mas como sabemos, nem tudo é só maravilhas, ao comprar uma casa antiga você poderá ter algumas dores de cabeça, e para evitar isso, iremos te falar algumas das desvantagens.
Sem o planejamento certo do orçamento e a ajuda de bons profissionais (seja da imobiliária, engenheiros ou arquitetos), comprar uma casa antiga para reformar, sem avaliação, pode dar mais prejuízo e virar uma desvantagem.
O primeiro grande problema é a questão dos materiais usados na construção em sua época, isso pode fazer com que a estrutura da casa não seja boa ou até correr o risco de precisar ser demolida, isso porque os materiais usados não são de qualidade.
Por isso, é preciso fazer uma avaliação minuciosa no local, e checar as estruturas e como está o estado da casa. Assim, você saberá o que precisa ser trocado ou não, e quanto isso pode te custar.
É preciso estar atento a isso, pois o valor da compra pode acabar sendo maior que de um imóvel novo. Assim, você está em desvantagem, que já é a segunda da lista.
Ao adquirir um imóvel antigo, a ideia era conseguir comprar e reformar por um valor mais em conta que um valor de um imóvel novo. Se o gasto for maior já passa a não valer a pena esse tipo de aquisição.
Mas se o local não está em bom estado, isso vai gerar mais gastos e prejuízos, ou seja, compensa mais comprar uma nova.
Por esses motivos, é sempre necessário o acompanhamento de bons profissionais para fazer a avaliação e evitar esse tipo de problema. Mas vale lembrar que mesmo depois de uma avaliação podem surgir imprevistos, afinal é uma reforma e sempre acontece surpresas.
Quais são os destaques das casas antigas?
Mas vale lembrar que os imóveis antigos têm seus pontos de destaque entre os mais novos. Isso porque antigamente as casas eram projetadas com outros propósitos, já hoje, a ideia é economia de espaço.
Antes as construtoras não estavam tão preocupadas em economizar, assim, as casas mais antigas são amplas, os cômodos são muito mais espaçosos, o que dá mais opções para quem vai reformar a casa.
Por isso, comprar uma casa mais antiga para reformar é uma ótima opção de investimento financeiro. Já que, a valorização das casas que são reformadas, independente da quantidade de mudanças que foram feitas ou da data que foi construída, tendem a valorizar.
Ao reformar uma casa antiga, deixando ela mais moderna, pronta para ser escolhida por novos moradores, você poderá ter garantia de bons retornos de vendas para o imóvel. Isso fará com que as mudanças realizadas sejam positivas na hora de fechar o negócio, trazendo mais lucros.
O que avaliar ao comprar uma casa antiga?
Antes de fechar negócio, você precisa ter certeza de que não está entrando em um mau negócio, então fique ligado em alguns aspectos na hora de fazer uma avaliação.
Fique de olho na localização da casa, estrutura do bairro e mobilidade, isso também está relacionado à segurança, o que é muito importante na hora de escolher o local da sua nova casa.
E principalmente, observe a estrutura do local, qual o estado da casa, a qualidade da construção, quais os riscos que ela oferece, o que precisa ser feito além de decoração e qual será o orçamento que precisará ser investido para consertar tudo.
Veja se é um local que vale a pena restaurar, além disso, se é a casa dos seus sonhos, como você sempre quis, assim é garantido que você ficará feliz com sua nova aquisição.
Vai se mudar? A Imobiliária em Jaraguá do Sul – Atlanta Imóveis é o lugar certo para você.