Conheça a história de Jaraguá do Sul

Conheça a história de Jaraguá do Sul

5 razões pela qual vale a pena morar em Jaraguá do Sul

Conheça a história de Jaraguá do Sul, essa incrível cidade de Santa Catarina que possui uma excelente economia, paisagens maravilhosas e tranquilidade para se viver.

Com excelente qualidade de vida que atrai muitas pessoas para a região, a maioria delas não conhece a história da cidade.

Sendo assim, caso você tenha interesse, vamos apresentar os fatos e a história de como a cidade surgiu, além de enumerar algumas vantagens de morar nesse maravilhoso município de Santa Catarina.

Confira!

A história da cidade

Isabel, princesa e filha do imperador D. Pedro II, casou-se em 1864 com o Conde d’Eu (Gastão de Orléans), sendo que como parte do dote estava as terras que hoje são a cidade de Jaraguá do Sul.

No ano de 1875, Emílio Carlo Jourdan, engenheiro assim como coronel honorário do Exército do Brasil, realizou a medição, assim como o tombamento de cerca de 25 léguas quadradas, cerca de 436,7 km² no Vale do Itapocu e Rio Negro.

O contrato foi assinado em 21 de janeiro de 1876, e na mesma época, foi assinado também o arrendamento de 430 ha (hectares) de terras com a Princesa Isabel.

Após chegar a Joinville, e se direciona para São Bento em 29 de fevereiro de 1876, após 49 dias volta para Joinville, encerrando a demarcação em 17 de abril do mesmo ano.

Jourdan começa a colonização dos lotes com ajuda de cerca de 60 trabalhadores que iniciaram o cultivo de cana-de-açúcar e assim se cria um engenho de cana, uma olaria, serraria, assim como um engenho de mandioca e fubá.

Jaraguá, que em Tupi-guarani significa “ senhor do vale”, era um estabelecimento localizado entre os rios Jaraguá e Itapocu, em uma região que pertencia a Paraty, hoje município de Araquari.

Em 1883, mais precisamente 17 de abril, essa região foi anexada a Joinville, e pela impossibilidade de reverter essa situação, Jourdan desiste do estabelecimento em 1888, sendo o mesmo depredado em 1893.

1889 com a Proclamação da República, essas terras do dote se tornaram domínio da União, sendo que em 1893, tornou-se jurisdição dos Estados.

Sendo assim, as terras à direita do rio Jaraguá começaram a ser colonizadas pelo Departamento de Terras e Colonização, tendo sede em Blumenau, em 1891. 

Porém a região de Jaraguá Alto e Garibaldi, teve como colonizadores os húngaros, já a região de Rio Cerro, por alemães e italianos, e a região de Rio da Luz, apenas por alemães.

Se desejas morar ou investir em um imóvel na cidade, entre em contato com uma imobiliária em Jaraguá do Sul.

Emílio Carlos Jourdan

Depois de voltar da Revolução de 1893 em que participou ao lado de Marechal Floriano Peixoto, Jourdan retorna a região.

Com esse retorno ele solicita a Hercílio Pedro da Luz, então governador de Santa Cataria, que conceda cerca de 10 mil ha (hectares) de terras para criar a colônia Jaraguá.

Mesmo com a conceção, devido a problemas políticos e com a demarcação, ele se muda para o Rio de Janeiro e vende a concessão das terras a Pecher & Cia.

No ano de 1895, Jaraguá torna-se 2º distrito de Joinville, porém, um ano após se tornar 2º distrito, Jaraguá voltar a pertencer a Paraty.

Em 1897, após diversas consultas populares, Jaraguá se tornou oficialmente o 2º distrito de Joinville.

Emancipação da cidade

Alguns anos depois, o simples povoado de Jaraguá, tornou-se vila, sendo essa começou a se destacar economicamente, e mais ainda depois da construção da ferrovia que foi inaugurada em 1910.

Com essa novidade a vila cresceu devido as notícias que chegavam, assim como visitantes e produtos de outras regiões. 

O movimento pró-emancipação ganhou forças em 1930, desmembrando assim Jaraguá do município de Joinville.

Nessa mesma época Aristiliano Ramos, interventor federal, tornou a vila em município e nomeou o intendente da época José Bauer para Prefeito.

Em 1943, de acordo com o decreto nº 941, Jaraguá, se tornou Jaraguá do Sul, e hoje é uma das mais importantes cidades do estado de Santa Catarina, principalmente por proporcionar aos seus moradores qualidade de vida elevada.

Por falar em qualidade de vida, a seguir você vai conhecer algumas das vantagens de morar em Jaraguá do Sul.

Vantagens de morar em Jaraguá do Sul

Com um do melhores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado, Jaraguá do Sul vem sendo apontada como a melhor opção para se viver.

Com um clima bem definido com todas as estações do ano, é possível passar por todas as estações do ano bem, sem grandes mudanças de temperatura.

A economia da cidade é outro fator que atrai muitas pessoas para morar na região, uma vez que a cidade abriga as melhores e mais importantes empresas do setor industrial.

Esse fato faz com que as oportunidades de emprego sejam das mais variada, dando um destaca para os setores de confecções e metalmecânico.

Essa é a história dessa cidade tão incrível que proporciona ótimas oportunidade de vida para quem vive na região.

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

Imobiliária em Jaraguá do Sul – Atlanta Imóveis é o lugar certo para você!

Posts recentes

Simule seu Investimento