Nada melhor do que inaugurar seu novo imóvel com uma bela reunião na sala de jantar, certo? Antigamente, esse cômodo era sinônimo de status, pois era aqui que as famílias mostravam sua riqueza, por meio da fartura de alimentos e diferentes tipos de toalhas, arranjos, castiçais, louças e jogos de talheres caros.
Contudo, hoje em dia, a sala de jantar une o que há de melhor: família, amigos e comida! Com as pessoas cada vez mais próximas, a sala de jantar tornou-se uma parte essencial da casa ou apartamento, e vem sendo cada vez mais desejada nos projetos de arquitetura. Sendo assim, se você está procurando um imóvel junto à imobiliária ou deseja apenas mudar a decoração atual, não deixe de acompanhar o post de hoje e veja as melhores dicas para decorar sua sala de jantar.
1. Tenha um planejamento
O primeiro passo é criar um planejamento do que você deseja para sua sala de jantar. Isso porque, além de facilitar todo o processo, você ainda consegue economizar. Para isso, é preciso estabelecer um orçamento e listar em ordem de prioridade o que deseja mudar, mantendo o autocontrole para não extrapolar os gastos. Inclua no orçamento uma margem para imprevistos e caso já tenha decidido qual imóvel adquirir junto à imobiliária, já tire as medidas para planejar o espaço.
2. Defina o layout
Atualmente, a sala de jantar tem um conceito mais aberto, ou seja, integrada a outros ambientes da casa ou apartamento, como sala de estar, cozinha, varanda e sacada. Portanto, os móveis irão servir como delimitadores ou divisórias entre as áreas de preparo dos alimentos, de refeição e também descanso físico. Além disso, é preciso lembrar que independente do tamanho do ambiente, a escolha das cores, revestimentos, móveis e peças decorativas devem seguir a mesma linha a fim de criar harmonia. Lembre-se que o espaço indicado para circulação é de no mínimo 90 centímetros, já contando com as cadeiras ocupadas.
3. Escolha os revestimentos da parede
Para quebrar a monotonia das salas de jantar antigas, o ideal á aplicar cor ao ambiente, pois tons muito neutros podem deixa-lo cansativo. Portanto, se quiser despertar o apetite e aguçar o paladar, cores como verde ou vermelho são boas opções. Além disso, nas paredes é possível optar por alternativas mais caras, como pedras e tijolo à vista, ou mais em conta como os papeis de parede.
4. Mesas e cadeiras
Tanto o tamanho da mesa quanto a quantidade de cadeiras devem ser calculados de acordo com o espaço disponível no imóvel e o nível de utilização. Isso quer dizer que, por mais que você tenha um bom espaço, pode ser que não compense você investir em uma mesa grande se não utiliza com frequência.
Além disso, em salas pequenas o mais recomendado são mesas retangulares, visto que ocupam menos espaço. Para cômodos maiores, mesas redondas e quadradas são adequadas. Já as cadeiras não precisam ser iguais a mesa, podendo utilizar tamanhos, cores e formatos diferentes, desde que conversem com o ambiente.
5. Iluminação
A iluminação merece destaque quando falamos de sala de jantar. O ideal é manter o equilíbrio entre a decoração da sala e o estilo da luminária. Por exemplo, um espaço moderno pode receber lustres com design diferenciado, enquanto decorações mais clássicas combinam com lustres de cristal. Por fim, em estilos mais rústicos, o ideal é apostar em luminárias de vime ou madeira, por exemplo.
6. Itens decorativos
Alguns itens podem fazer toda a diferença em uma sala de jantar, como é o caso dos espelhos e tapete. O primeiro promove sensação de amplitude no ambiente, sendo ideal para espaços pequenos. Use-o na altura da mesa ou cobrindo toda a parede, tomando cuidado para que o reflexo também seja bonito.
Já o segundo, é um item bem polêmico. Contudo, o tapete pode sim ser usado na sala de jantar, desde que você atenda algumas regras para garantir o bom uso. Isso porque, além de ser um item decorativo, o tapete também precisa ser funcional. Portanto, sua textura deve ser baixa a fim de evitar o acúmulo de sujeira e ainda facilitar a limpeza. Além disso, deixe uma sobra após as cadeiras, mesmo quando ocupadas, pois isso evita que elas enrosquem ou forme rugas, podendo causar acidentes bem chatos.
Então, com as dicas do post de hoje você será capaz de decorar sua sala de jantar da melhor maneira. Não se esqueça de criar um bom planejamento e estipular um orçamento a fim de garantir que tudo saia como sempre desejou. Além disso, se você costuma reunir sempre os amigos e família, esse cômodo é de extrema importância em seu dia a dia. Então, não deixe de informar à imobiliária seus gostos e necessidades, pois assim ela irá agilizar o processo e encontrar a casa o apartamento ideal.