Conhecida como a capital nacional da malha, nesse post vamos explicar o que você precisa conhecer em Jaraguá do Sul, essa cidade tão importante para Santa Catarina.
Colonizada por imigrantes de origem alemã, a cidade também possui vários traços arquitetônicos que remetem a arquitetura da Alemanha, além da cultura, costumes, música e culinária.
A cidade é cheia de prédios históricos, assim como várias opções de lazer que farão com que você se encante por essa incrível cidade, inclusive querendo morar por esta região você encontra a imobiliária em Jaraguá do Sul.
Além disso Jaraguá do Sul possui vários parques, praças, morros e mirantes que são uma excelente opção de lazer para quem visita à cidade.
O que você precisa conhecer em Jaraguá do Sul?
Antes de conhecer Jaraguá do Sul, vamos falar um pouco sobre a história dessa cidade do estado de Santa Catarina que foi colonizada por alemães como já dissemos, mas também por poloneses, italianos e húngaros.
Hoje em dia a cidade se destaca por conta de suas indústrias no setor de confecções e também de metalmecânico.
Há várias praças, parques , museus e incríveis construções que são um prato cheios para os visitantes, sendo assim, separamos algumas das melhores atrações para conhecer em Jaraguá do Sul, confira!
Pontos Turísticos
Separamos alguns dos pontos turísticos mais interessantes para que você possa conhecer em Jaraguá do Sul.
Parque Malwee
Ele é uma das principais áreas verdes da cidade de Jaraguá do Sul, e foi inaugurado no ano de 1978 pelo fundador da Malwee, tornando-se uma grande área de preservação.
O parque é visto como uma grande reserva ambiental, com lagos, um labirinto, várias plantas exóticas, vários espaços para práticas esportivas, museus, restaurantes, churrasqueiras, entre outros atrativos para os seus visitantes.
Além disso existe um restaurante de culinária típica dentro do parque, sendo uma excelente alternativa para quem está passeando na cidade.
Praça dos Imigrantes
Nessa praça está situado o centro de informações turísticas da cidade, situado em uma incrível construção de arquitetura alemã.
Nessa mesma praça fica também a Casa do Colonizador, sendo esse um museu onde estão em exposição algumas peças de utensílios agrícolas que foram utilizados durante a época da colonização da cidade.
A Casa do Colonizador é um ótimo lugar para o visitante que quer conhecer mais sobre a cidade de Jaraguá do Sul, sendo assim, vale muito a pena o passeio pela Praça dos Imigrantes.
Parque Via Verde
Situado às margens do rio Itapocú, o parque possui uma orla com pistas tanto de caminhada como também para ciclismo.
Há também uma área que oferece outras opções de esportes, com algumas quadras de vôlei e futebol de areia, um parque infantil, academia ao ar livre e também pista de skate.
Além disso, o parque Via Verde também possui uma concha acústica para apresentações artísticas e dois banheiros.
Estação ferroviária de Jaraguá do Sul
Ela foi construída no ano de 1909, sendo que funcionou como estação ferroviária além de depósito de cargas até o ano de 1943, sendo esse o maior depósito ferroviário do estado.
Nos anos 90 a Estação ferroviária de Jaraguá do Sul abrigou o Museu do Expedicionário, e atualmente ela abriga a Biblioteca Municipal.
O local possui uma bela praça que está situada as margens dos trilhos, além de uma calçada para os pedestres.
Chiesetta Alpina
Agora, falando de pontos turísticos, podemos mencionar a Chiesetta Alpina, uma igreja pequena que foi erguida bem no alto de uma montanha, e no local é possível apreciar uma espetacular vista de toda a cidade.
Ela é aberta para visitação e seu pátio funciona como uma espécie de mirante da cidade, ideal para tirar algumas fotos interessantes.
Museu histórico Emílio da Silva
O museu foi inaugurado em 1944 para abrigar a prefeitura, já o museu em si foi criado em 1971, ocupando o prédio apenas no ano de 2001, e no ano de 2012 o prédio foi tombado.
Seu acervo está dividido em várias salas com temas que contam a história da cidade, sua cultura e o seu desenvolvimento.
As peças que compõem o acervo são: equipamentos fotográficos, fotografias, alguns instrumentos musicais, objetos religiosos, entre outros que contam a história da cidade.
Além disso, a parte superior do museu é destinada a algumas exposições temporárias, ou seja, sempre há novidades por lá.
Museu WEG
Esse museu abriga um acervo com motores elétricos da fábrica, sendo que a mesma é uma companhia conhecida pelo mundo todo.
Ao visitar esse museu, você terá a possibilidade de entender todos os processos ligados aos geradores de energia, assim como também as aplicações desses geradores no cotidiano.
Dessa maneira, você poderá entender por exemplo todo os processos de operações que envolve por exemplo o funcionamento de uma lâmpada.
Esses são alguns lugares que você precisa conhecer ao visitar a cidade de Jaraguá do Sul em Santa Catarina.