Pet em casa ou em apartamentos: como adaptar e cuidar da decoração?

Pet em casa ou em apartamentos: como adaptar e cuidar da decoração?

Pet em casa ou em apartamentos: como adaptar e cuidar da decoração

Ter um bichinho de estimação em casa é uma grande alegria, trazendo diversão e amor para o dia a dia dos tutores. No entanto, depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária e escolher toda a decoração, é comum ter maior preocupação com a beleza dos espaços. Mas, nem sempre os animais entendem isso e acabam danificando móveis e objetos decorativos. Nesse sentido, é importante ficar atento aos sinais, pois dependendo do caso, isso pode demonstrar que estão ansiosos ou simplesmente ser uma questão natural, como os gatos afiarem as unhas no sofá.

Sendo assim, pensando em ajudar pais e mães de pet a deixarem os ambientes sempre bonitos e arrumados, preparamos o post de hoje com algumas dicas essenciais.

1. Cuidados com tecidos

O ideal é apostar em tecidos resistentes às unhas e mordidas dos animais, além de serem fáceis de limpar. O mais recomendado é a lona estonada, podendo ser lavada tranquilamente com água, sabão e escova. Além disso, faça a impermeabilização dos estofados do sofá e cadeiras, pois assim é mais fácil de limpar e o dano ao material é praticamente nulo.

2. Invista em um piso adequado

Além de considerar a beleza do piso, é importante pensar no bichinho de estimação. Por exemplo, um piso de madeira é muito bonito e confortável, mas pode riscar com facilidade. Por isso, opte por um acabamento menos brilhoso, além de fazer o tratamento adequado. Por outro lado, pisos de porcelanato, cerâmicos e cimentícios são perfeitos, pois não mancham ou arranham com facilidade.

3. Cuidado com a tinta das paredes

A pintura das paredes nem sempre fica intacta quando se tem animais de estimação em casa. Por isso, uma boa dica para facilitar a limpeza é apostar nas tintas acrílicas. Isso porque, o produto permite lavar e limpar a superfície com facilidade, sem desbotar a cor original. Além disso, prefira tons off-white ou mais escuros para não aparecer tanto a sujeira.

4. Não deixe de lado a segurança

Por mais que a decoração seja importante, a segurança dos animais deve estar em primeiro lugar. O primeiro ponto é instalar a tela de proteção, principalmente para gatos. Mas, se você ainda não fez isso, lembre-se de deixar móveis, cadeiras e outros objetos longe das janelas. Além disso, atente-se aos fios espalhados pela casa, mantendo-os sempre organizados e longe dos animais.

5. Crie um espaço para o pet

O animal precisa de um espaço voltado para dormir, brincar, comer e fazer suas necessidades e, se você não oferecer isso a ele, não pode reclamar quando bagunçar sua casa. Além disso, pense onde irá armazenar ração, brinquedos, coleiras e outros objetos, pois com esse planejamento você consegue manter a decoração organizada. Uma boa dica ainda é deixar brinquedos à disposição, pois assim ele fica mais distraído.

6. Decoração minimalista

Uma decoração minimalista é a grande aliada de quem tem animais de estimação bagunceiros. Contudo, se você não se identifica com esse estilo, o ideal é guardar itens frágeis ou muito pesados dentro de estantes com portas fora do alcance dos pets. Além disso, assim como faz com crianças, é melhor deixar peças pontiagudas longe para afastar a possibilidade de acidentes.

7. Plantas são grandes aliadas

Plantas e animais convivem muito bem no mesmo ambiente, desde que escolha as espécies adequadas. As mais indicadas são jabuticaba, lavanda, alecrim, hortelã, calêndula e limão siciliano. Uma dica para deixar a decoração ainda mais interessante é pendurar vasos de pequeno e médio porte no teto e em lugares inalcançáveis. Não tenha espécies venenosas ou com espinhos, pois além de poderem passar mal, também correm o risco de se machucar.

8. Adapte a decoração

Por fim, mas não menos importante, coloque a criatividade para funcionar e adapte a decoração. Um bom exemplo é colocar um tecido que combine com o sofá na caminha do animal, criando um estilo divertido na sala. Além disso, reproduzir um móvel comum em escala menor para ele também é uma ótima pedida. Vale lembrar ainda que é possível planejar uma peça que incorpore os itens dos bichinhos, como estantes, aparadores e mesas de centro com nichos para encaixar potinhos e caixas de brinquedos.

Então, agora que você sabe como adaptar a decoração de sua casa para ter seu bichinho de estimação, já pode colocar nossas dicas em prática. Lembre-se que essas são apenas sugestões e tudo vai depender de como o seu pet se comporta. Além disso, tenha em mente que ter um animal é uma grande responsabilidade e nem sempre ele vai entender o que você deseja. Por isso, é importante ter paciência e procurar educá-lo desde o início. Não se esqueça ainda de ficar atento aos sinais, pois dependendo do caso, seu bichinho pode estar muito ansioso, querendo sair e interagir com a natureza. Portanto, fique esperto e garanta maior tranquilidade para seus dias e saúde para o pet.

 

Atlanta Imóveis. Sua imobiliária em Jaraguá do Sul.

Posts recentes

Simule seu Investimento