Os condomínios estão a tornar-se cada vez mais populares, por isso é importante perceber os papéis e as responsabilidades de um administrador do condomínio.
Neste post no blog, vamos discutir o que é um administrador de condomínio, as suas responsabilidades e quem pode ser um administrador de condomínio.
Leia até o final para aprender tudo!
O que é um administrador de condomínio?
O administrador de condomínio é um tipo de pessoa jurídica para a qual a propriedade e a gestão de uma propriedade de condomínio é tipicamente transferida.
Um administrador de condomínio é o responsável por muitas funções, incluindo, mas não se limitando a receber verificações do conselho de administração, supervisionar reparações e manutenção, certificar-se de que os estatutos são seguidos e apresentar os documentos apropriados aos donos dos condomínios.
Existem várias qualificações que uma pessoa deve reunir para ser nomeada como administrador do condomínio. Estas qualificações podem variar consoante o estado em que o imóvel está localizado, mas tipicamente incluem ter pelo menos 18 anos, ter experiência em imóveis ou gerir assuntos financeiros complexos.
É importante ser licenciado ou registrado no estado em que o imóvel está localizado. É preciso ter o CRA.
Quais os deveres do administrador de condomínio?
Como parte dos seus deveres de administrador, a maioria dos administradores de condomínio têm responsabilidades específicas relacionadas com a gestão e manutenção de todas as propriedades do condômino.
As principais responsabilidades podem incluir:
- Preparar propostas de orçamento anuais;
- Manter registos de todas as despesas feitas com os fundos angariados pelas avaliações sobre os proprietários de unidades (normalmente denominadas “despesas comuns”);
- Investigar quaisquer reclamações ou reclamações apresentadas contra a associação do condomínio ou membros do conselho de administração (incluindo potenciais violações dos documentos regulamentares);
- Representação dos proprietários das unidades quando necessário em processos judiciais relativos a assuntos de associação de condomínio.
O papel do administrador de condomínio e os seus deveres
Se você é proprietário de uma boa casa de condomínio e já fez parte de uma associação de condomínio, provavelmente sabe do papel importante que desempenha um administrador de condomínio.
Como administrador essa pessoa é responsável por supervisionar e proteger os interesses do empreendimento para que ele não se desvalorize.
Além de gerir as finanças, as operações do dia a dia e fazer cumprir estatutos, este indivíduo é muitas vezes chamado a agir como ligação entre proprietários e membros do Conselho de Administração.
Além disso, esse profissional dos condomínios pode ser responsável pelo manuseio das contas a receber e pagar, coordenar as operações de manutenção e reparações.
Maior qualidade de vida no condomínio é garantida!
As pessoas responsáveis por garantir a qualidade de experiência de vida dos moradores são os profissionais de administração de condomínios.
Em primeiro lugar e acima de tudo, os administradores do condomínio têm a responsabilidade de proteger e manter a propriedade impecável. Eles também têm o dever de comunicar com todos os membros da confiança do condomínio, a fim de manter todos informados sobre os desenvolvimentos do condomínio.
Isso inclui manter os moradores atualizados sobre as reparações ou atualizações que podem ser feitas nos seus edifícios ou unidades. A fim de garantir que todos os membros da confiança se sintam representados, as empresas de condomínio devem estabelecer regras e procedimentos que regem a forma como as decisões são tomadas.
Quando surgem conflitos entre os curadores de condomínio e os residentes, é importante que ambos os lados falem com o administrador para obter ajuda. Infelizmente, as divergências muitas vezes podem sair de controle rapidamente se não forem resolvidas rapidamente.
Uma boa maneira de evitar que esses conflitos aconteçam é tendo linhas de comunicação claras entre todos os membros do Conselho de Confiança e os residentes envolvidos nisso.
Conclusão
Um administrador do condomínio tem um papel importante na gestão do condomínio.
São responsáveis por supervisionar o imóvel, manter os registos financeiros e garantir que todas as decisões sejam tomadas no melhor interesse de todos os interessados. Isso inclui proprietários, membros do conselho de condomínio e outros curadores.
Para serem administradores de sucesso, os indivíduos devem cumprir determinadas qualificações de acordo com o CRA.
Além destes benefícios diretos, ter um administrador de condomínio também tem efeitos indiretos na paz de espírito geral porque provavelmente são mais conhecedores da lei do condomínio e pessoas ativas nos conselhos de condomínios.