É muito comum as pessoas venderem seus imóveis, seja para adquirir um novo, ou simplesmente para levantar um caixa para outras necessidades, principalmente em casos de pessoas que possui mais de um bem. Contudo, devido à falta de tempo e até mesmo conhecimento de mercado, infelizmente acabam ocorrendo situações complicadas que favorecem à desistência do possível comprador. Com isso, além de o proprietário perder a oportunidade, pode demorar muito tempo para conseguir um novo interessado.
Sendo assim, uma solução muito comum é contratar uma imobiliária e colocar seu imóvel à venda por intermédio dela. Entretanto, muitos ainda acreditam que essa é uma despesa desnecessária e que não existem muitas vantagens. Mas, não se preocupe, pois no post de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber para entender se realmente vale a pena por sua casa à venda em uma imobiliária.
Para que serve uma imobiliária?
O primeiro passo é entender para que serve a imobiliária. Se tem uma coisa que todo mundo concorda é que hoje em dia a vida é muito corrida, e com os diversos compromissos profissionais, o tempo para passar com a família e se divertir é bem curto. Sendo assim, a imobiliária é um meio para que você possa dedicar seu tempo livre a momentos importantes.
Ela presta serviços de compra, venda e gerenciamento de imóveis, o que possibilita que os clientes superem diversas dificuldades operacionais, administrativas, jurídicas e financeiras em relação aos imóveis, promovendo maior segurança, menos dores de cabeça e, claro, economia de tempo.
Quais as vantagens de contratar uma imobiliária?
Muitas pessoas acreditam que vender um imóvel é um processo simples, mas caso não seja feito da maneira correta, ele pode acarretar em diversos problemas. Além de vender seu imóvel de maneira mais rápida e segura, contratar a imobiliária para te ajudar é um investimento com ótimo custo-benefício. Veja só algumas vantagens:
Avaliação correta do imóvel
É comum encontrar casos de pessoas que não conseguem vender seu imóvel por cobrarem um valor bem mais alto que o mercado, ou pessoas que venderam com um preço bem abaixo do praticado. Por meio da imobiliária você terá uma avaliação correta e justa, facilitando ainda mais a venda de seu imóvel.
Toma conta da burocracia
A burocracia envolvida no processo de compra e venda de imóvel é bem grande, e quando alguém não tem familiaridade com esse tipo de negociação, é muito comum haver estresse e dores de cabeça incontáveis. Ao colocar seu imóvel à venda pela imobiliária você não precisa se preocupar, visto que ela será a responsável por lidar com todos os procedimentos, facilitando e tornando o processo ainda mais seguro para todos os lados.
Possui publicidade direcionada
Uma imobiliária de qualidade possui uma infraestrutura adequada de propaganda, sendo capaz de direcionar a oferta de seu imóvel para as pessoas certas, como em portais especializados, classificados em jornais e redes sociais próprias, possibilitando assim que seu imóvel alcance mais pessoas e garanta maior e melhor visibilidade.
Conta com uma carteira de clientes
Uma das maiores dificuldades de quem vende seu imóvel por conta própria é encontrar pessoas realmente interessadas no bem. Inclusive, é muito comum ser abordado por curiosos ou até mesmo outros vendedores, que desejam saber o valor que está cobrando para basear o preço, fazendo com que você perca seu tempo. Sendo assim, por possuir um banco de dados com contatos de possíveis clientes que estão à procura de um imóvel, a imobiliária consegue encontrar facilmente alguém realmente interessado em sua casa ou apartamento, resultando em uma venda mais rápida.
Realiza o atendimento
Uma coisa é certa: ao escolher vender seu imóvel por conta própria você irá receber diversas ligações e realizar inúmeras visitas com pessoas que nem estão tão interessadas assim em seu imóvel, fazendo com que você perca seu tempo em atividades infrutíferas. A imobiliária então, além de fazer a triagem das pessoas interessadas e dos curiosos, ainda realiza as visitas por você, economizando ainda mais seu tempo.
Lida com as propostas e negociações
Por fim, mas não menos importante, um dos momentos mais críticos da venda é a negociação. Isso porque, devido ao alto valor do imóvel, geralmente são diversas conversas e horas em reuniões antes de realmente fechar o negócio. Sendo assim, além de maior poder de argumentação, a imobiliária possui a estrutura necessária para realizar as negociações, tendo como principal objetivo satisfazer ambas as partes no fechamento do negócio.
Então, como você viu realmente vale a pena colocar seu imóvel à venda pela imobiliária. Além de você não precisar se preocupar com as burocracias, você ainda economiza tempo, podendo investir em algo que realmente te faz bem, como um esporte, passar mais tempo com a família, ou até mesmo focar no trabalho. Lembre-se que vender um imóvel não é tão simples quanto parece, mas com uma imobiliária ao seu lado você garante todo o conforto necessário.